×

O melhor investimento

O melhor investimento

Qual o melhor investimento?

Existem muitas formas distintas de investimentos que você pode adotar para fazer o seu patrimônio aumentar. Apesar da poupança ser o jeito mais comum que o brasileiro conhece para guardar o seu dinheiro, essa não é a alternativa mais eficaz na hora de fazer os seus rendimentos se multiplicarem de forma considerável.

Mas antes de escolher o tipo de investimento ideal para você, é necessário refletir sobre o seu momento de vida atual e o que você quer a curto, médio e a longo prazo. Saber exatamente quais são os seus objetivos. Fazer um planejamento financeiro e separar uma parte, mesmo que seja pequena, para investir. Outra coisa que deve ser levada em conta é o seu perfil de investidor, que pode ser conservador, moderado ou agressivo. A diferença entre eles é em relação ao nível de riscos que você está preparado para assumir caso queira rendimentos maiores.

Depois de refletir sobre o seu momento de vida, definir os seus objetivos, fazer um planejamento financeiro e saber qual o seu perfil de investidor, você deve conhecer todas as possibilidades de investimentos possíveis. Existem alternativas que se encaixam dentro dos seus objetivos, do seu perfil e do quanto você tem para investir.

Renda Fixa

Renda fixa são títulos que pagam, em momentos definidos, uma certa remuneração que pode ser definida no momento da aplicação (pré-fixados) ou no momento do resgate (pós-fixados). É como se você estivesse emprestando dinheiro a um banco, uma empresa ou para governo. Em troca, você recebe os juros por esse empréstimo durante o tempo que desejar manter o investimento. Existem vários tipos de investimentos de renda fixa e eles são ideais para quem tem um perfil mais conservador, ou seja, está preocupado principalmente com a segurança na hora de investir. Mesmo que, para isso, tenha que abrir mão de uma rentabilidade maior.

Se o seu objetivo é juntar dinheiro para fazer uma viagem, por exemplo, escolher um investimento de renda fixa vai lhe render juros maiores que os da poupança e com a mesma segurança. Dependendo da sua renda mensal é possível planejar uma viagem a curto ou médio prazo. São exemplos de investimentos de renda fixa: CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito Agrícola), LC (Letra de Câmbio), CRA (Certificado de Recebível de Agronegócio), CRI (Certificado de Recebível Imobiliário), Tesouro Direto, Títulos Públicos, entre outros. Debêntures, apesar de ser uma opção de investimento de renda fixa, envolve mais riscos. Portanto, não é indicada para quem tem um perfil conservador na hora de investir.

Você está disposto a correr riscos um pouco maiores para alcançar uma rentabilidade melhor?

Se esse for o caso, então você pode ir além das opções mais tradicionais de renda fixa. Fundos de Investimentos, Fundos Multimercados, Fundos Imobiliários e Debêntures são boas escolhas para quem procura uma rentabilidade maior. Mesmo que, para isso, corra mais riscos.

Fundos de Investimentos

Um Fundo de Investimentos é formado por um grupo de pessoas que, juntas, contratam um profissional que vai avaliar as melhores opções de investimentos para o conjunto. As vantagens de optar por essa forma de investir são as seguintes:

Escolher os investimentos depende de vários fatores, incluindo seus objetivos financeiros, tolerância ao risco, horizonte de tempo e situação financeira atual. Não existe uma resposta única que seja adequada para todos, pois o que pode ser o grande investimento para uma pessoa pode não ser o melhor para outra.

Vou mencionar alguns tipos comuns de investimento e suas características para ajudá-lo a entender melhor suas opções:

  1. Ações (ações de empresas):
    • Potencial de retorno elevado, mas com riscos também elevados.
    • Indicado para investidores com horizonte de tempo de longo prazo e disposição para correr riscos.
  2. Títulos (renda fixa):
    • Menor risco em comparação com ações, mas com potencial de retorno moderado.
    • Inclui títulos do governo, títulos corporativos e certificados de depósito bancários (CDBs).
    • Indicado para investidores com perfil conservador.
  3. Fundos de investimento:
    • Permite diversificar seus investimentos, pois é gerido por profissionais que investem em uma variedade de ativos.
    • Existem fundos de ações, renda fixa, imobiliários, entre outros.
  4. Imóveis:
    • Investimento em propriedades físicas.
    • Pode oferecer retorno através da valorização do imóvel e/ou recebimento de aluguel.
  5. Criptomoedas:
    • Ativos digitais com alta volatilidade.
    • Ganho potencialmente elevado, mas com riscos significativos.
  6. Investimentos em educação e desenvolvimento pessoal:
    • Investir em cursos, treinamentos e aprimoramento pessoal para aumentar suas habilidades e, consequentemente, sua renda futura.

A melhor estratégia de investimento pode envolver uma combinação dessas opções, diversificando seu portfólio para mitigar riscos. Recomendo que você consulte um assessor de Investimentos para obter orientação personalizada com base em sua situação financeira e objetivos.

Gestão Profissional

Um profissional treinado para gerir o seu investimento com dedicação exclusiva.

Diversificação

O gestor seleciona as melhores aplicações e diversificações para aplicação do fundo combinando solidez e segurança.

Custos Menores

O Fundo reduz os custos de transação, ajustando trocas e diversificações com um custo reduzido.

Facilidade de Resgate

O fundo oferece a possibilidade de um resgate rápido caso aconteça algum imprevisto. O acesso as informações é facilitado por lei. Por legislação o fundo é obrigado a tornar público todas as informações de forma que você possa acompanhar.

Fundos Multimercados

Um fundo multimercado é uma categoria de fundo de investimento que tem liberdade para distribuir seu dinheiro nas mais variadas opções do mercado, como renda fixa, variável, câmbio, entre outras. A liberdade dada aos fundos multimercados confere a eles grandes vantagens sobre as outras classes de fundos. Mas um fator importante é a escolha do gestor responsável, já que a procura pelas melhores oportunidades para diversificar os ativos do fundo depende da capacidade e experiência dele, que deve saber qual são as melhores opções de investimento de acordo com o panorama atual da economia.

Por misturar tipos diferentes de investimentos e não ficar restrito a uma só categoria, eles podem oferecer uma rentabilidade melhor com um risco controlado que é menor do que investir em ações, por exemplo. Mas depende muito do gestor responsável. Por isso, escolha com muito cuidado quem vai ser o seu assessor financeiro.

Fundos Imobiliários

Investir em imóveis é sempre um bom negócio. Mas se você não tem dinheiro para fazer uma aquisição direta, os Fundos Imobiliários são uma ótima opção. Eles são formados por investidores que aplicam seus recursos em ativos relacionados ao mercado imobiliário, que podem ser shopping centers, edifícios comerciais, agências bancárias, entre outros. Um fundo imobiliário é constituído sob a forma de condomínio fechado em que são oferecidas cotas que podem ser adquiridas por qualquer pessoa na oferta primária (comprando direto no lançamento do fundo) ou no mercado secundário, onde os ativos são negociados em Bolsa de Valores. Umas das vantagens é que a grande maioria do lucro líquido é distribuído aos cotistas.

Se uma pessoa simplesmente compra um imóvel, além do alto custo, ela terá que gastar com ITBI, taxas de certidões, reconhecimentos de firma, cópia de documentos, escritura, registro, comissão de imobiliária, entre outros. Com os Fundos Imobiliários, o investidor não gasta com nada disso. Pode criar sua carteira com quotas de vários fundos, atuantes em segmentos diversos, como shoppings, indústria, logística, hotéis, imóveis comerciais ou residenciais, ou seja, tem a vantagem da diversificação, o que reduz ainda mais os riscos.

Você está disposto a correr riscos maiores para alcançar a maior rentabilidade possível?

Se esse é o seu caso, então a alternativa para você é o mercado de ações. Esse tipo de investimento pode ser arriscado, no entanto, existem métodos e critérios diante de alternativas bem avaliadas e diversificadas que fazem com que a renda variável possa proporcionar retornos surpreendentes e bem superiores aos da renda fixa.

A Bolsa de Valores é um mercado onde pessoas e empresas se relacionam através da compra e venda de seus títulos e ações. Porém, com a orientação analistas experientes no mercado, você pode ter ótimos resultados. Para compensar a redução nas taxas de juros, muitos investidores com perfil conservador estão considerando conhecer mais sobre renda variável. Para alguns fazer a transição direta para o mercado de ações é um salto ousado demais, contudo, vale conhecer mais sobre o assunto para, posteriormente, começar a investir de um jeito mais ousado. A expectativa de melhora no cenário econômico brasileiro e a possibilidade de novos cortes na Selic só reforça a tendência de migrar investimentos da renda fixa para a renda variável.

Escolher o melhor investimento para você pode parecer difícil num primeiro momento. Mas depois de fazer uma avaliação do seu momento atual, saber quais os seus objetivos a curto, médio e longo prazo, é possível realizar um planejamento financeiro que se adeque a sua renda mensal. Além, é claro, de conhecer todas as opções de investimentos disponíveis. Para isso nos acompanhe aqui no blog e em nossas redes sociais.

Um abraço e ótimos investimentos.

https://twitter.com/FacilitaInveste
https://www.linkedin.com/in/facilitainveste

https://www.facebook.com/FacilitaInveste/

Share this content:

Publicar comentário